Quem sou eu

Minha foto
Todos os dias a Arte me toma de assalto e me leva para a Vida Real. Troco palavras, vejo pessoas, vivo um dia após o outro, como se o de ontem não tivesse existido, como se o de amanhã ainda estivesse muito longe de chegar.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Fazer por merecer



Agente só tem o que merece
Na vida, no jogo, no amor
Não há outra regra que sobreponha o que me aparece
Agente só tem o que merece
Da pátria amada à mãe nem tão gentil assim
Rebolo um trocado para ver se sirvo à esse baldio
Percebo que baldio é o meu terreno, é o meu consorte
Trocados no bolso, votos vencidos por meia dúzia de tijolos
Agente só temo que merece
Troco um favor por meia dúzia de preces
E nem precisa aparecer se é para fazer o que não queres
Agente só tem o que merece
Osso na sopa engorda o pobre nas vacas magras
Osso na passarela agrada a visão turva de quem acredita assistir uma alegre moça donzela
O colosso não me ressalta mais os olhos
Agente só tem o que merece
O namoro acaba e com ele o respeito
Era até legal, pena que não é um moço direito
Queria o meu dote e a minha mão, não se tocou que o que lhe ofertara era o meu coração
Perdeu o resto por completo, ganhou a solidão
Consolo minhas verdades com o único refrão
Agente só tem o que merece
Faço uma fezinha para afastar os “mar zoiado”
Peço aos orixás, ao meu guia, a santo Antonio e a Vige Maria
Parece que ninguém me acode, sou só um pobre coitado, avido e cheio de pecado
Que não sabe se se alegra com a tristeza ou se entrega ao seu legado
Mas que faz jus ao seu reinado
Contando com o que le contaram na última romaria
Agente só tem o que merece
O moço complacente deseja a o altar do outro
A menina arredia coloca outro no bolso
Pobre moço desmemoriado, não sabe o que se esconde nos lábios mansos dessa guria
O que fez com o outro certamente fará com ele
É que a sua vaidade não o deixa perceber,  a vida dos outros nunca caberá em você
Vai novamente esbravejar para o mundo, fingir não merecer
Mas no fundo, bem lá no fundo, essa é a dor que realmente vai doer
E aquela frase que um dia escutou de sua mãe, no beco mais escuro do seu peito vai lhe recorrer
Agente só tem o que merece
Que não me falte a meiota do meio dia, nem a ceia para o meu reisado
Que a corda não coma o meu pescoço nas noites de ingratidão
Que eu não perca o dia para ganhar somente a noite e um punhado de solidão
Que aquele que cala a boca com farinha para não professar o desagrado não seja calado pelo pecado daqueles que o governam e merecem ter a boca lavada por sabão
Que lembre aqui e acolá
Agente só tem o que merece
Me apego a essa agonia e acredito, afinal, tenho certeza, mais uma vez, não custa acreditar
Agente só tem o que merece
Na terra moedas aos porcos e no céu a esperança do seu mandado


Roberta Moura




Nenhum comentário:

Postar um comentário