Quem sou eu

Minha foto
Todos os dias a Arte me toma de assalto e me leva para a Vida Real. Troco palavras, vejo pessoas, vivo um dia após o outro, como se o de ontem não tivesse existido, como se o de amanhã ainda estivesse muito longe de chegar.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coisas minhas, talvez você nem queira ouvir




A inveja é o esperma que invade as pernas da sociedade e gera o preconceito, filho único em número, gênero e grau
Não tem irmãos para que não tenha com quem dividir atenção, para que não tenha com quem competir quando crescer, nem ter que articular ideias, nem dá a sua opinião
Igualzinho ao pai, incompetente... igualzinho a mãe hipócrita... herdeiro do sobrenome sujeira...
Nessa terra de Narcisos é tão fácil criticar a dificuldade alheia de enfrentar a vida, mais fácil ainda é quando não se tem mais nada com o que se preocupar além disso
É tão fácil criticar aquele “Um” que se deu mal no amor, de zombar daquela “Outra” que não dá certo com ninguém, da sexualidade do seu vizinho, da promiscuidade da sua prima...
É tão fácil falar do pai cachaceiro do seu colega, ao contrário, se ele tivesse câncer todos sentiriam uma grande dó, como se o alcoolismo também não fosse uma doença, ao tempo de ajudar, na necessidade, quase ninguém consegue ter o mínimo de compaixão e estender a mão para ajudar
Ainda, professam a falsa devoção de que todo mundo é igual, sem que acreditem em suas próprias palavras, espalham o cerne da injustiça do mundo e aguardam sentados, assistindo programas sensacionalista e reality, alguém chegar com a solução
É tão fácil decidir os problemas dos outros, não é?!
... e os deles, onde essas pessoas esconde, em quem esses sujeitos costumam descontar?!
O que há de podre neles?!
Sempre pedras e nunca vidraças?
Pense mais um pouquinho...
É novamente a tal da sociedade que te incomoda?!
Em que somos sócios afinal?
Todos nós?!
Eu e você?!
Se detesto esse tal de “bom gosto”, esses “bons modos”, se adoro os que morrem de vontade, de sede, de fome, como Adriana Calcanhoto
Se não me incomodo com algumas das verdades quase perfeitas dos caretas
Será que somos sócios no egoísmo, no ato de defender princípios totalmente distintos
Os meus eu sei por que os tenho, e eles?!
Ostentam os seus em respeito a quem?
A esse pai e essa mãe que nunca cumpriram o seu verdadeiro papel?!
Quem vai apontar o dedo na cara de Capitú e confirmar a sua traição se o próprio Machado de Assis não ratifica, quem tem coragem de falar que me sujo dando a mão à um leproso e permite sujar-se ainda mais ignorando as realidades da vida, quem consegue deitar a cabeça no travesseiro tranquilamente sem pensar nas crianças da África, na bomba de Hiroshima, na fatídica, cansativa e injustificável guerra do Iraque
No inocente “Charles”, aquele brasileiro que morreu anos atrás na Inglaterra, que não era príncipe de ninguém, e feneceu fuzilado pela “tão preparada” polícia Britânica, morte até hoje não elucidada, mas que no tempo toou para vender jornal
Lá se foi mais um amante, que nesse momento já descobriu o grande segredo, a face de Deus. Meu amigo Mané, que Deus o-tenha, levado pela fraqueza de um coração latente, que batera injustificadamente por um alguém
Enquanto crianças comem crack pelas ruas, enquanto a sede domina o sertão, enquanto Rio Tinto se enche de lama e água, enquanto nossos fraternos irmãos precisam de mais Ação
Quem vai olhar para mim e dizer que estou errada, que não devo me entregar assim ao amor?
Se ele é o único motivo que me mantém viva, se corre por minhas veias e faz o meu coração vencer
Por essas experiências e pessoas que se alimentam desse contexto de amor dedico meu pensar e meu agir
Na certeza de que existe um Deus Supremo que me fita com um olhar, que domina os meus pés, minhas mãos e minha boca, que passa o dia olhando para esse mundo bambo, admirado, torcendo para que tenhamos mais atitudes benévolas e deixemos os desacertos de lado...
...Que nós tomemos a posse da graça e saibamos que sempre é tempo para recomeçar

Roberta Moura



Nenhum comentário:

Postar um comentário