Quem sou eu

Minha foto
Todos os dias a Arte me toma de assalto e me leva para a Vida Real. Troco palavras, vejo pessoas, vivo um dia após o outro, como se o de ontem não tivesse existido, como se o de amanhã ainda estivesse muito longe de chegar.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Democracia



Queria viver mais de mil anos
Para ver onde essa bomba vai parar
Queira ter mais de mil vidas, ser artista no seu convívio
Te vestir de versos e prosas que te façam rejuvenescer a liberdade
A nossa inércia civil me abala
E me leva a pensar de onde vem todo esse caos
Desde quando invadiram o nosso quintal, com o propósito de nos “descobrir”
Estupraram nossas mulheres, corromperam a nossa gente com espelhos
Jogaram no ceio das nossas famílias ladrões e prostitutas
Furtaram as nossas riquezas, sugaram o nosso mel
Depois do genocídio passamos a conviver com o lento processo de aculturação
E hoje, diante te “tanta” evolução, sentamos na frente da televisão aos domingos, alimentamos nossa inércia de vícios exclusos
Nesse sistema quase falido que se chama sociedade, percebemos o quanto do encantamento perdemos diariamente
Nas cenas que se repetem, nos doentes que carregam mortes e amores nas costas, que viram celebridades instantâneas
Pensando na última tragédia anunciada, no acontecido naquela escola, assistindo o noticiário que incessantemente tenta dar explicações, percebo o quão valioso é o ato do assassino
Ele vende revistas e jornais, ele oferece trabalho a polícia, torna heróico o labor de quem por obrigação realizou o feito de tirar-lhe a vida, ele dá audiência, faz pessoas como eu e você perdemos tempo ao olhar aquilo tudo, o que “remediado está
O pesar comerceia!
A miséria enriquece a quem de sua imagem vive, muito mais que a sustentabilidade, a pobreza vende!
Faz nos pensar na falência do Estado, quando na verdade, o Estado não é pessoa física, nem muito menos jurídica de direito privado, o Estado não se corrompe, mas, todos aqueles que dele querem tirar proveitos próprios, que constituem essa sujeira toda, homens e mulheres que escondem-se no “jeitinho brasileiro” de burlar a lei
Somos nós que compramos e pagamos esse preço
Quando acontece algo como o massacre na Escola Municipal Tasso de Silveira pensamos e dizemos:
-Ninguém faz nada?
Quando na verdade deveria perguntar: -O que eu posso fazer?
E fazer!
Não me diga que ninguém faz nada, se inicialmente, você também não faz
Não me cobre por resultados quando, na verdade, é você quem fura filas, tripudia do menos favorecido, burla o sistema para conseguir aquele empréstimo, tenta maquiar o imposto de renda
Sociedade? Agora eu que te pergunto, em que somos sócios?
Se não comungamos com esse acordo!
Tornamos cada vez mais absurdo o uso do nosso sufrágio, nos flagelamos no voto
Acordos e trocas, um emprego em face de anos de miséria para o nosso povo, uma caminhão de areia pelos quatro votos da minha casa, uma prótese dentária pelo sorriso amargo da pobreza
Está tudo errado desde o princípio, mas isso não significa que não podemos mudar a partir de agora
Democracia , que vem da junção dos radicais "demo+kratos" , é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos o povo, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos
Desse modo, podemos dizer que, o povo é o reflexo das suas escolhas, e toda sociedade tem o governo que merece
Como você tem vivido a cidadania que, a duras penas, lhe é oferecida?


Roberta Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário