Quem sou eu

Minha foto
Todos os dias a Arte me toma de assalto e me leva para a Vida Real. Troco palavras, vejo pessoas, vivo um dia após o outro, como se o de ontem não tivesse existido, como se o de amanhã ainda estivesse muito longe de chegar.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Justiça feita?




Entre jegues, helicopteros e caças, quem é o jumento aqui?
Dizem que o pesadelo acabou
Dizem que o bem venceu o mal
Quase todos acreditam
Chegam até a comemorar
Enquanto a grande potência bélica do mundo caminhava em círculos, o moço “barbudo” se escondia montado em um jumento entre as falésias do deserto
Pregando um Deus vingativo e ao mesmo tempo justiceiro, planejando derramamento de sangue dos “impuros”
“Santa falta de tolerância”, dos dois lados, mesmo olho por olho dente por dente, pura Lei de Talião
Loiros de olhos claros morreram aos montes, a procura de um só homem, como se ele fosse o culpado de todas as mazelas do mundo, como se os patrícios dos exércitos não contribuíssem com a miséria e mais derramamento de sangue
Não me venham falar que a Justiça foi feita!
A justiça não derrama sangue, ela impede que ele seja entornado!
Ela presa pelo “entendimento”, pela “tolerância”, pela liberdade de “crença”
Não me fale que o mocinho está agora sentado na casa branca com sua bronzeada bunda negra muito bem apoiada à contar vantagem sobre seus feitos
Passaram-se dez anos desde o atentado das torres gêmeas, e até agora, muitas dúvidas sobre a competência de seu suposto cometimento ainda pairam no ar
Passou-se uma década e ninguém conseguiu provar a materialidade de culpa do “barbudo”
Tudo que se sabe são profecias cumpridas, palavras profanadas de sua boca em tons sarcásticos, cheios de ironias e parábolas
Agora me dizem que tudo acabou, que a terra está mais segura
Como assim tudo acabou?
Tenho para mim que hoje morre um homem e nasce mais um Mártir
Que suas profecias conturbadas e suas pregações servirão de exemplo para outros tantos pares de sua fé
Enquanto os “ianques” eram vítimas de um ataque bárbaro tudo era apenas suposição de culpa, alguém do velho oriente haveria de pagar
Agora que assumem com prazer a condição de assassinos, sim, porque é isso que se é quando se mata alguém, passam a ser, mais que nunca, alvo de futuros e totalmente previsíveis novos ataques
Que o "barbudo" pagasse como homem, não como herói
Nada mal para quem é o maior produtor de armas do mundo, a esperança é que essa economia volte a funcionar a todo vapor
Mais de 5000 famílias perderam seus filhos no Iraque e Afeganistão
O cômputo de custo benefício tem se intricado cada vez mais
Quem vai pagar essa conta?
Tenha a “Santa paciência”!
Conta outra...
Eles são os craques da fantasia, de Avatar para fenomenais perseguições e blefes acerca de sua economia nós já estamos cheios
Passaram dez anos para encontrar um senhor de meia idade, em um pequeno e pobre pais, sob o qual hoje possui grande influência e só conseguiram capitula-lo agora?
“Santa incompetência”!
Para que vale tanto dinheiro empregado em guerra?
Escorro as breves linhas mais como um simples e restrito desabafo, que um registro de tudo que penso e que vejo sobre tudo isso
Sim, sei que, se depender de um simples visto de entrada para passar as férias na Disney, o mesmo será de plano negado depois desse desabafo
Também, estou mais para Turma da Mônica que para Mickey, mais para feijoada que para McDonald’s, mais para Havaianas que Donna Karan
Vivo no pais dos meus sonhos, o qual é governado pela minha cabeça, produz riqueza através do suor do trabalho e diverte-se com a arte latente que corre em minhas veias
Essa é a minha religião, meu Brasão é a Justiça da liberdade, da igualdade e da fraternidade


Roberta Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário